Haicais Visuais

trabalhos que mesclam design, arte e poesia

Shine

Novo cartaz analisado

Volver - leia e escolha o próximo

Churches

Marcia Okida - arte e design

Design, cor e arte nunca se separam

Churches

design e tatuagens

as mandalas e seus simbolos

Civic Involvement

Revista Estar Bem

artigos sobre cores

Civic Involvement

presente especial

com muita arte e design

Civic Involvement

Na ZUPI

artigos sobre design

Civic Involvement

Sobre Coisas e Design

"artigos para o Artefatocultural"

Action

• Noite Estrelada é sobre meu trabalho e minhas paixões. Experimente cada área acima e espero que goste.

Mandalas, tatuagens e design

Revista Estar Bem artigos sobre cores

leia...

Cores para 2012

dez 29th, 2011 by márcia okida | 1

Como sempre as pessoas me escrevem, entrevistam, mandam e-mails perguntando sobre as cores para o Ano Novo. Então aqui vai o que eu indico e o que diversas “correntes” também. Cabe a você escolher o que vai preferir nesta entrada de ano em todo o decorrer de 2012.

E porque escrevo sobre tantos segmentos que indicam cores diferentes?

Para que vocês percebam que quando se trata de uso e escolha de cor, nada é tão simples assim. Um estudo, uma linha de pesquisa, pode falar o contrário de uma outra. Então, antes de tudo, você deve escolher o que quer seguir: a astrologia ocidental, oriental ou viking? Os regentes da umbanda ou dos ciganos? As cartas do tarô, a cabala ou as cartas ciganas? Temos também o Planeta regente do ano ou o planeta regente do dia da passagem de ano, sábado ou domingo? Ou então usar simplesmente a cor que te faz bem… e aí vai minha primeira sugestão:

MINHA INDICAÇÃO: Nada do que citei acima é capaz de fazer com que você se sinta bem caso não goste da determinada cor indicada. Por isso, antes de qualquer coisa, você deve saber qual cor te faz bem ou mal. Depois pense no que quer para esse novo ano, o que vale também para qualquer outro momento do ano, e aí sim é possível associar uma cor ao seu desejo ou sentimento. Minha indicação mesmo é que você use aquilo que te faz bem independente de dicas, modas e previsões. Eu, como gosto de cores e sempre me perguntam “e você Márcia vai usar o que?” Bem este ano acho que estarei de azul forte, tipo cobalto.

Antes do que os astros, estudos, regentes indicam, você poderá ver na relação abaixo algumas associações entre cores e desejos que podem ser usadas nesta sua virada de ano. Esta relação independe do que astros, religiões, entidades etc indicam. É para quem quiser usar a linguagem e influência das cores no seu estado de espírito na entrada de 2012.

USE AMARELO: se você deseja um ano de muita energia, atividade e luz. Mas cuidado, em excesso pode irritar demais e causar nervosismo, prefira os amarelos claros.

VÁ DE LARANJA: alegria é a palavra chave desta cor, então se quiser um ano cheia de felicidade e alto astral sempre, esta é a sua cor.

ENTREGUE-SE AO VERMELHO: cor das grandes paixões, da força, da atividade a vitalidade. Paixão em todas as suas formas e possibilidades é o que o vermelho pode trazer.

VISTA ROSA: já o rosa é a cor do amor e do romance se é isso que busca, aproveite!

INVISTA NO VERDE: cor da esperança e saúde. Também é indicada para trabalho, segurança e estabilidade. Além disso dá uma sensação de liberdade e frescor.

COLOQUE MARROM, CASTANHO: cor da estabilidade, não a financeira, mas a familiar. Simboliza de onde viemos, a nossa casa, nossa terra. Também é indicada para algo que estamos construindo quando desejamos que os alicerces firmes de uma boa base, existam em uma nova etapa.

INCORPORE UM AZUL: se deseja paz esta é a cor indicada. Melhor do que usar branco, o azul em todas as suas variedades traz paz, calma, tranqüilidade em qualquer aspecto de nossa vida.

TRANSPIRE VIOLETA: espiritualidade é a palavra chave do violeta. O equilíbrio entre corpo, mente, espírito está aqui. Também é a cor da sensualidade, do sonho, arte e cultura. Então se você possui algum projeto nesta área inicie seu ano de violeta (roxo ou lilás) que já estará trazendo boas energias as suas idéias.

NÃO USE BRANCO: não indico. Muitos vão estranhar, mas indico o branco apenas se for estampado com algo colorido ou quando quebramos seu excesso com outras cores. O branco é a cor mais irritante de todas — fisiologicamente falando, ou seja, é uma comprovação científica — porque possui a energia de todas as cores ao mesmo tempo. E se levarmos em consideração que as cores possuem muito mais associações do que as citadas acima, inclusive aspectos negativos, o branco causa todas as reações ao mesmo tempo no nosso cérebro e corpo. Por isso, é muito difícil alguém conseguir permanecer por muito tempo em ambientes totalmente brancos, por isso também, os hospitais deixaram de ser totalmente brancos. O branco fisicamente estressa. Psicologicamente representa paz, mas isso não impede que esta cor incomode pelo seu excesso de luz que possui.

PRETO PODE: diferente do que muitos pensam o preto não faz mal, o seu único problema real é esquentar por absorver muita calor, já que não reflete luz, absorve, ou seja, não mostra cor nenhuma. O preto possui uma dualidade muito grande já que algumas pessoas usam para parecerem elegantes, outras para parecer mais magras, sensuais e ao mesmo tempo representa morte, tristeza etc.


AGORA O QUE DIZEM OS ASTROS, MODA E DIVINDADES PARA 2012





TANGERINE TANGO: a cor do ano para o design, tendências de moda, decoração, maquiagem etc.

Todo ano a Pantone indica qual será a cor do ano. Em 2011 foi a Madressilva, e agora, no dia 8 de dezembro foi divulgada a cor para 2012: Tangerine Tango. Um laranja quase vermelho, forte, encorpado que traz na alma a alegria do laranja e a força do vermelho. Cor extremamente quente é perfeita para transmitir ousadia, audácia, alegria de viver e força. Precisa de toda essa energia? Vá de Tangerine Tango, a cor do ano da Pantone.


AMARELO • DOURADO VERMELHO - Cores do DRAGÃO DE ÁGUA – signo do horóscopo chinês que rege 2012

Pelo horóscopo Chinês 2012 será o ano do Dragão de Água, o que quer dizer que teremos um ano de bom agouro, cheio de esperança, isto porque, este dragão é benevolente traz boa fortuna e felicidade. Símbolo da alegria, amizade, inteligência tem como suas cores o dourado, amarelo e até o vermelho. Usando estas cores você terá: vitalidade, energia, luz — do amarelo e dourado — e força vital, poder — do vermelho. O dourado tem a mesma simbologia do amarelo e podemos adicionar a riqueza material, toda a simbologia do ouro, dos deuses e demais seres reais e místicos.


AZUL, BRANCO, PRATA - Cores da Lua planeta regente de 2012.

2012 será regido pela Lua, a Grande Mãe ou Grande Deusa. Planeta regente também do signo de Câncer, ou seja, teremos um ano onde os sentimentos, o inconsciente, a intuição estarão pairando no ar. Um ano de encontro com o nosso eu interior, onde as nossas verdades estarão à flor da pele. A Lua representa o feminino e, por isso, está associada a prosperidade e a generosidade. As cores que fazem parte deste simbolismo são: a paz e tranquilidade dos tons azuis claros, brancos e pratas. As transparências são bastante indicadas por terem relação direta com a Lua. Como ela é o planeta regente do ano, o uso destas cores durante o ano todo é bem-vindo.


AMARELO, AZUL, BRANCO, MARROM OU VERMELHO - Cores dos Orixás de 2012

Os orixás trazem um ano de muita reflexão, onde devemos ter mais fé, acreditar mais uns nos outros e valorizar mais o nosso lado espiritual. Em 2012 temos Oxalá, trazendo a promessa de novos tempos, seguido de Oxum e Xangó.

Oxalá: pai de todos os orixás simboliza a paz individual e universal, a pureza e a tranquilidade. Sua cor é o branco.

Oxum: rainha das cachoeiras, é a dona do ouro e deusa do amor. Sua cor é o amarelo.

Xangó: orixá da justiça, deus dos trovões e das pedras. Suas cores são marrom, vermelho e branco.

Não podemos esquecer que 2012 será regido pela Lua e, neste caso, temos Iemanjá, rainha das águas e sua cor é o azul trazendo paz, fertilidade, aflorando o nosso lado sentimental, familiar, criativo…


AZUL ou VIOLETA - Cores do Hierofante, carta regente de 2012 no tarô.

O tarô para 2102 nos traz a proteção, a sabedoria, cura, serenidade e aprendizado espiritual do Hirofante. Líder espiritual das civilizações antigas, também é chamado de Papa ou Alto Sacerdote, é uma carta de bênçãos que vem simbolizadas pelo azul — serenidade, paz, aprendizado — e violeta — cura, proteção, espiritualidade.


AZULDo número 5, de mudança – Da Cabala

“Será um ano de grandes e profundas mudanças na vida de cada um de nós. Deveremos aceitá-las, pois serão mudanças inevitáveis e necessárias. Chegou a vez do novo, ir contra elas será sofrer por nada”

Ano do número 5, da liberdade, da mudança, de colher o que foi plantado, de comemorar e festejar, mas também de muitos altos e baixos. A cor para tudo isso, do número 5 na cabala é o Azul.


VERDE – A Laguz, runa de 2012

As runas são consideradas mágicas e proféticas, fazem parte de um antigo oráculo da tradição cultural dos vikings. São 24 pedras que Odin, deus nórdico, distribuiu a três deuses sendo:

Hagal que deu as pedras a sua energia de conselheiro sábio, correto e energético;

Freya deu a energia de mãe, esposa, amante e irmã;

e para Tyr que deu a sua energia de corajoso jovem guerreiro e lutador.

A 24ª runa pertence a Odin, que é branca. Ele as distribuiu ao seu povo, como símbolos de sabedoria e conhecimento dos mistérios dos deuses e dos homens. A runa de 2012, Laguz, diz que a intuição é a fonte de vida, representa o elemento água, o subconsciente, o feminino, receptivo e passivo. Sua cor é verde.


E mais VERDE dos ciganos - Cor do espírito cigano regente Sandro e da carta cigana Árvore.

A carta da árvore fala que estaremos em um momento em que devemos entrar em contato com o universo e com a natureza. Simboliza a saúde, maturidade, ancestralidade, fertilidade e espiritualidade. É equivalente ao Orixá Oxóssi, o rei das matas. Já o Cigano Sandro tem o poder da prosperidade e traz a paixão que estará intensa no ar em 2012. Também traz junto com ele a cura dos males físicos, mentais e/ou espirituais. O cigano Sandro gosta de cores berrantes, fortes principalmente o verde intenso.


Quer acertar na cor por causa do dia da semana? Escolha: PRETO, MARRON OU DOURADO – Sábado ou Domingo?

Sim, ainda podemos escolher as cores pelo dia da semana. Fazendo a relação com o planeta regente de cada dia da semana chegamos as cores de cada dia. Sábado é de Saturno. Domingo é do Sol.

Saturno — para Sábado — tem como suas cores o preto e o marrom — podemos até colocar um índigo ou vermelho aqui, mas teria que ser um vermelho bem escuro, quase terra. É o dia do sexo feminino de uma energia que disciplina e estrutura. Saturno tem o espírito da meditação e da comunicação.

Sol — para o Domingo — é a energia do homem governada pelo astro rei. Sua cor principal é o amarelo, dourado ou laranjas bem vivos próximos do amarelo. Estas cores trazem energia, vitalidade, força e também cura e autoconhecimento. Não podemos esquecer do poder da fortuna, característico do Sol e da cor amarela.


Feliz Pascoa com muita arte, design, paz e chocolates

abr 22nd, 2011 by márcia okida | 0

Design e Páscoa, que relação poderíamos fazer?

Eu vejo e sinto muitas, até porque não consigo separar os meus sentidos das coisas que faço, produzo, sinto ou penso: fazer chocolates, ovos ucranianos, ovos fabergé, pessanka, deus do sol, Eostera deusa da primavera etc tudo para desejar uma Boa Páscoa de muito renascimento e união. Texto completo aqui.

cores para seu natal e ano novo

dez 19th, 2010 by márcia okida | 0

Que suas loucuras, possíveis e impossíveis, se realizem em 2011!

Feliz Natal e um 2011 com todas as cores necessárias para sua felicidade. Leia sobre as cores para 2011 aqui.

“Um dia descobrimos que beijar uma pessoa para esquecer outra, é bobagem. Você não só não esquece a outra pessoa como pensa muito mais nela… Um dia descobrimos que se apaixonar é inevitável… Um dia percebemos que as melhores provas de amor são as mais simples… Um dia percebemos que o comum não nos atrai…  Um dia perceberemos que a pessoa que nunca te liga é a que mais pensa em você… Um dia saberemos a importância da frase: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas…” Um dia percebemos que somos muito importante para alguém, mas não damos valor a isso… Um dia percebemos como aquele amigo faz falta, mas ai já é tarde demais… Enfim…  Um dia descobrimos que apesar de viver quase um século esse tempo todo não é suficiente para realizarmos todos os nossos sonhos, para beijarmos todas as bocas que nos atraem, para dizer o que tem de ser dito…  O jeito é: ou nos conformamos com a falta de algumas coisas na nossa vida ou lutamos para realizar todas as nossas loucuras…“  (Mário Quintana)

“Um dia descobrimos que beijar uma pessoa para esquecer outra, é bobagem. Você não só não esquece a outra pessoa como pensa muito mais nela… Um dia descobrimos que se apaixonar é inevitável… Um dia percebemos que as melhores provas de amor são as mais simples… Um dia percebemos que o comum não nos atrai…  Um dia perceberemos que a pessoa que nunca te liga é a que mais pensa em você… Um dia saberemos a importância da frase: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas…” Um dia percebemos que somos muito importante para alguém, mas não damos valor a isso… Um dia percebemos como aquele amigo faz falta, mas ai já é tarde demais… Enfim…  Um dia descobrimos que apesar de viver quase um século esse tempo todo não é suficiente para realizarmos todos os nossos sonhos, para beijarmos todas as bocas que nos atraem, para dizer o que tem de ser dito…  O jeito é: ou nos conformamos com a falta de algumas coisas na nossa vida ou lutamos para realizar todas as nossas loucuras… (Mário Quintana)

Ausência

dez 11th, 2010 by márcia okida | 0

Mais um conto publicado: Ausência

“…A simplicidade estava na estreita relação com as artes, culinária, música, teatro.

Muitos gostos, tantos iguais.

Poucas conversas e tanto colo.

Os anos se passavam e era sempre assim.

Um carinho e um boa noite…”

texto completo aqui.

Volver: nova análise de cartaz

nov 7th, 2010 by márcia okida | 0

“Tenho medo do encontro com o passado que volta para enfrentar minha vida. Tenho medo das noites que povoadas de recordações acorrentam os meus sonhos.” (trecho da música tema de Volver)

Assim, como este trecho da música, é o filme Volver. Assim também é seu cartaz. Leia esta nova análise gráfica e participe da nova enquete para a escolha do próximo aqui.

Cor: a Alma do Design

nov 5th, 2010 by márcia okida | 0

Terceiro texto da série Nós Somos Design em comemoração do Dia do Designer

“A forma é o corpo da cor, a cor é a alma da forma” (Karl Gerstner • designer suíço nascido em 1930 e que tive a maravilhosa oportunidade de estar em um evento onde ele falava justamente sobre esse tema onde trocamos algumas palavras)

A frase acima é, para mim,  a que mais define o que é a cor e sua importância em tudo onde a usamos.

A relação sinestésica das cores — ou seja o que existe em cada uma além do pigmento — como as sensações, o ritmo, gosto, cheiro são características que fazem com que cada uma delas adicione a cada criação gráfica, mais do que simplesmente uma composição em CMYK, RGB etc.(…) Leia o texto na íntegra aqui

as cores do sexo

nov 5th, 2010 by márcia okida | 0

Mais um artigo sobre cores no Dia do Design. Trata de como as cores podem ajudar em um relacionamento. Este texto foi originalmente escrito para o site Guia do Sexo do UOL em 2002 e que me fez parar no extinto programa Noite Afora com a Monique Evans falando de cores e sexo. Nunca me imaginei em uma cama redonda com ela, foi surreal e muito legal. Tenho a gravação e prometo que um dia coloco aqui, já que muitos me pedem. Leia o artigo na íntegra aqui.

O tipo que nos veste

nov 4th, 2010 by márcia okida | 0

Segundo artigo dos dias que antecedem o Dia Nacional do Design, 5 de novembro: O tipo que nos veste – texto na íntegra aqui.

(…) Escolher um tipo pensando na legibilidade e/ou leiturabilidade é de grande importância para o sucesso do que estamos criando, principalmente se estivermos falando da criação de um projeto gráfico de jornal ou revista, onde a facilidade de leitura é o principal. Não adianta termos uma revista maravilhosa, perfeita visualmente, mas com uma fonte escolhida para títulos, textos e demais componentes tipográficos, de péssima leitura. (…)


Dia Nacional do Design

nov 2nd, 2010 by márcia okida | 0

Dia 5 de novembro é o Dia Nacional do Design, data referente ao nascimento do designer Aloísio Magalhães, considerado um dos pioneiros do design gráfico moderno no Brasil. O Dia Nacional do Design existe desde 19 de outubro de 1998 quando o então Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, assinou um decreto instituindo essa data. Para celebrar esta semana, seguem artigos específicos de design gráfico que colocarei diariamente até sexta, dia 5. Abaixo segue trecho do primeiro artigo da semana “Nós Somos Design”. Espero que gostem. Para ler o texto completo clique aqui.

(…) Em design gráfico é assim, devemos entender que nosso gosto pessoal — e não estou falando de estilo autoral ou senso estético, mas de gosto, preferência — pode, por muitas vezes, não ser o padrão estético ideal a um determinado objetivo de comunicação — já que vejo o design gráfico como um ato de comunicar apenas com imagens — e, por isso, devemos adequar esse nosso gosto particular a um novo tipo de olhar com temas, objetivos e público específico e que pode ser o extremo oposto daquilo que gostamos. (...)


Branco é Paz?

jul 30th, 2010 by márcia okida | 0

Mais uma atualização da minha coluna sobre cores da Revista Estar Bem. Nesta edição, a terceira — nas bancas você pode encontrar a 4º edição da revista — falo sobre a relação psicológica das cores e, como principal exemplo, a cor branca que mesmo representando paz é a cor mais estressante de todas. Saiba mais, leia todo o artigo e conheça os anteriores aqui.

arte: Marcus Vinicius Aquino

Multiversos – Sessão Buena Vista

jul 12th, 2010 by márcia okida | 0

Neste dia 16 de julho, 22h, no Tescom o Grupo Multiversos vai apresentar um show com repertório de músicas de filmes no encerramento do Cineme-se 2010, é a Sessão Buena Vista. Quer saber mais? Clique aqui.

cineme-se 2010

jul 12th, 2010 by márcia okida | 0

Amanhã, 13 de julho, começa o  Cineme-se 2010, com exibição de curtas, sessões direcionadas a crianças e deficientes visuais, apresentações multimídia e sempre muito cinema.  O cineme-se acontece em vários locais da cidade de Santos como Sesc, Unisanta e Tescom. Para ficar por dentro de todo festival entre no site do evento aqui.

programação cultural

jun 20th, 2010 by márcia okida | 0

Neste final de junho estamos estreando 3 atrações culturais: 2 cenas teatrais —  que marcam a estréia do Grupo Rinocerontes de teatro —  e  1 de música, estréia do Grupo Multiversos. Anote na sua agenda e se puder prestigie:

• dia 24 de juho - Grupo Multiversos com o show “Pagu e tantas outras” – 20h no Teatro do Tescom - mais informações aqui.

• dia 27 de junho - “Ametista” - cena teatral do Grupo Rinocerontes dentro do XIV Fescete – 20h no teatro do Tescom - mais informações aqui

• dia 30 de junho - “Vincent” - cena teatral do Grupo Rinocerontes dentro do XIV Fescete – 19h30 no teatro Guarani – mais informações aqui

novos artigos

abr 21st, 2010 by márcia okida | 0

Dois novos artigos publicados:

• Em Sobre coisas e Design leia sobre A Cômoda – para ir direto ao artigo clique aqui ou veja a listagem de todos já publicados.

• E na Revista Estar Bem o 2º artigo sobre cores, Cor é Luz, você encontra na íntegra aqui.


textos do blackfabio

abr 21st, 2010 by márcia okida | 0

Para quem ainda não sabe, Blackfabio é um grande e querido amido — identidade real: Fabio Machado —  que também é meu companheiro de música — temos um grupo musical junto com o Marcio e o Neco — e também muita história juntos. Ele também e jornalista e começou, recentemente, a escrever para um site que sigo faz algum tempo o Obvious — vale a pena ficar de olho neles. Bem, como gosto do site e também dos textos do Fabio,  vou divulgar alguns aqui. Este primeiro texto tem como título: Lady Gaga – o seu percurso até a fama. Particularmente não gosto de suas músicas mas, seu estilo, o visual de alguns de seus clipes daria um bom texto sobre cores, design, etc. Fica aqui minha dica: leiam este texto aqui.

na ZUPI

jan 20th, 2010 by márcia okida | 1

Primeiro artigo do ano para a ZUPI. O Design Veste Prada? Com ilustração de Alexandre Barbosa – Bar, o texto fala sobre o uso de modismos no design gráfico. Confira este texto e a relação completa dos textos para a Zupi aqui.

sobre coisas e design

jan 20th, 2010 by márcia okida | 0

Novo artigo para o site ArtefatoCultural. Tema: Vasos. Participe enviando histórias sobre seus objetos favoritos e eles podem ser escolhidos para o próximo artigo. Veja a a relação completa e o link para os artigos aqui.

Quadros com muita arte e design

jan 18th, 2010 by márcia okida | 0

Bem de acordo com o nome deste meu blog — Noite Estrelada arte e design — gostaria de compartilhar com vocês alguns quadros que gosto de fazer. Poucos sabem que os faço, e menos ainda são as pessoas que tem um deles em casa. Quer ver e ler mais? Clique aqui.

Sempre ao seu lado

jan 17th, 2010 by márcia okida | 0

Sempre achei que as pessoas que falavam sobre seus cachorros, o que eles faziam, que pareciam gente, que entendiam tudo etc, um exagero. Coisas da cabeça de quem gosta de animais. Leia o texto completo aqui.

meu design gráfico espiritual

jan 16th, 2010 by márcia okida | 0
Mandalas, Tatuagens e Design. Digo sempre que tudo que escrevo aqui tem relação com design gráfico e, para mim, fazer a minha tatuagem era um pouco disso: colocar no meu corpo — além da minha história, alma e paixões — elementos de expressão do que seria o “meu design gráfico espiritual”. É assim que vejo a minha tatuagem. E é assim que vou descrever aqui a minha e a da minha irmã, que também desenhei, com as respectivas relações simbólicas de cores, formas etc… Quer ler mais? Veja e leia aqui.

cores na Revista Estar Bem

jan 16th, 2010 by márcia okida | 0

Foi lançada em Santos, no final de 2009 a revista Estar Bem, uma revista sobre qualidade de vida, cultura, saúde e bem estar. Fui convidada para ser colaboradora com uma coluna mensal sobre cores. A coluna se chama A Importância das Cores. Colocarei aqui os artigos publicados nas edições que já sairam das bancas. Se quiser participe mandando perguntas e sugestões com qualquer dúvida sobre cores, eu posso responde-las na próxima edição.

Cores para 2010

dez 29th, 2009 by márcia okida | 0

Nessa época do ano sempre recebo muitos e-mails, telefonemas além de dar entrevistas para redes de televisão que exibem em sua programação matérias sobre as Cores para o Ano Novo. Por isso — e atendendo a pedidos — resolvi postar sobre as Cores para 2010, até porque nunca escrevi sobre isso!!! Como pode!? Vivo falando de cores e aqui nada!. O que usar seja como roupa, em casa ou até em pensamento. Como também sou um tanto quanto mística juntei as duas coisas, mostrando assim que falar sobre cores para o ano que se inicia não é tão simples assim. Muito menos é uma regra única, aliás, nem regra é.

Leia mais aqui e escolha sua cor para este Ano Novo. Ah! e me conte depois, lógico!

para você em 2010

dez 23rd, 2009 by márcia okida | 0

cartao2010

compre seu convite do

out 13th, 2009 by márcia okida | 0

7Quer passar uma noite diferente onde em um mesmo lugar você encontra: uma boa música ao vivo, exibição de curtas metragens, um bom jantar — da entrada à sobremesa — e no meio disso tudo você ainda vai apreciar uma receita de um filmes as lembas do filme Senhos dos Anéis? Saiba mais aqui

Design Editorial

out 13th, 2009 by márcia okida | 1

artigo 10 livro de cabeceira - DaCostaFazer livros é uma das áreas do Design Gráfico que mais gosto, já fiz certa de 70 livros, muitos de edição do autor — gosto da liberdade de trabalhar com o cliente diretamente sem intermediação das editoras — mas também já trabalhei com elas.  Criei o design de miolo e capa para  livros de literatura, fotografia, de arte, biografias, coletânea de textos de eventos, de turismo e tantos outros. E esse foi meu tema do último artigo para a ZUPI e que teve ilustração do DaCosta:

“Costumo dizer para os meus clientes que escrever, editar e publicar um livro é como ter um filho. Emprega-se nisso o corpo — o design do livro — e a alma — o conteúdo.
Trabalhar com design editorial sempre me dá prazer. Principalmente, quando são livros publicados pelo próprio autor, sem a interferência das editoras. Ouvi-lo contar a história da obra faz com que o design adquira a sua alma, a sua essência”

Leia o texto completo aqui.

muitas novidades

out 5th, 2009 by márcia okida | 1

haicai visualEstive ausente por um longo tempo, mas por motivos bons e que me evolveram mais ainda com a Arte e o Design.

Para quem acompanha o Noite Estrelada soube sobre: minha exposição “Estações do Olhar” — alguns até foram lá me visitar e conhecer minhas criações — e também que no final de julho estive em Olinda, PE, para o 19º NDesign. Ao voltar tive que colocar muitas coisas em ordem, organizar a exposição, o reinício das aulas, apresentação musical para ensaiar, meu aniversário — 42 anos com de muita arte e design — finalizar uma semana de eventos da universidade, organizar o II Salão de Humor da Baixada Santista, retomar projetos, enfim muito trabalho.

Mas vocês encontrarão um pouco de tudo isso que me fez ficar ausente por aqui, e para começar, um pouco da minha exposição, novos artigos sobre design e o II Salão de Humor e um pouco do que falei no NDesign a relação entre as cores e os sentidos.

Como falar de cores para um deficiente visualEstações do Olhar • Novos Artigos na ZUPI e Artefato CulturalII Salão DINO de Humor

continue reading » »

Estações do Olhar…

ago 2nd, 2009 by márcia okida | 1

… é um passeio visual por criações de movimentos breves, formas simples e cores sinestésicas que fazem com que o design se transforme em poesia: pelos instantes eternizados nas sílabas de cada haicai; ou poesia em design: pelas palavras que possuem no seu reflexo em papel uma imagem.

Convido vocês para visitarem a minha exposição Estações do Olhar de 8 a 22 de agosto aqui em Santos, SP.  Quer saber mais?  Clique aqui.

novos artigos

jul 18th, 2009 by márcia okida | 0

zupi-taisaNa zupi: Mistério das Cores - “As diferenças entre o que cada cor causa em cada um dos seus métodos de uso são grandes. E é por isso que digo sempre que criar uma regra única para o uso das cores configura um erro grave.” Texto completo - Lista de todos os artigos já publicados.


artefato-xicaraNo Artefato Cultural: Xícaras – “Xícaras foram feitas para líquidos quentes, por isso tem pires, por isso são mais delicadas. O quente, o calor, é mais delicado que o frio. O frio é cortante; o calor é estonteante. Nos cobrimos no frio, nos despimos no calor. No inverno tomamos líquidos quentes para ter mais aconchego. Aquecemos a casa para ter mais conforto. Ou seja, o quente sempre está associado a sensações delicadas, leves, gostosas. Nos abraçamos, nos beijamos e isso dá calor, esquenta. ” Texto completo – Lista de todos os artigos publicados


breve ausência

jul 11th, 2009 by márcia okida | 1

Gostaria de avisar a todos que estarei ausente por um tempo já que temos um festival que começa nesta terça dia 14, o Cineme-se 2009, e faço parte da organização — já fiz até um convite para vcs aí abaixo — e logo depois viajo para Olinda omde farei parte de uma mesa redona sobre a importância dos sentidos no design, dentro da programação do 19º NDesign.

Nesta semana que entra deixarei um convite para vocês antes de viajar, para a minha exposição “Estações do Olhar” que acontece entre 4 e 22 de agosto, aqui em Santos.

E assim que voltar teremos a nova análise de cartaz do filme Volver, o vencedor da última enquete.

cinema, música, arte, figurino…

jul 8th, 2009 by márcia okida | 1

Este é o Cineme-se 2009. Um festival diferente onde além de você ver diversos curtas selecionados pela Associação Cultural Vontade de Ver — que organiza o evento e da qual sou vice-presidente — você também encontra na programação:  performances sobre figurino no cinema,  dança flamenca,  cinema com audiodescrição (para deficientes visuais), apresentação musical ao vivo com músicas de filmes e suas cenas sendo passadas ao mesmo tempo, sessão da meia-noite com temática sobre o sensual e o erótico no cinema com debates e cenas de filmes, cinema para crianças, apresentação musical do Clube do Choro de Santos e muito mais, veja toda a programação resumida aqui.

Abaixo fotos de (de cima para baixo da esquerda para direita): Trecho de Performance de abertura do festival – Sessão Sem Olhar – Sessão Buena vista (música e cenas de filmes) abaixo Clube do Choro de Santos com o grupo Tem Gato no Fogão de Lenha e o Marcelo Laranja ao meu lado (presidente do Clube do Choro) e parte da equipe de organização do festival.

Estas fotos foram feitas em uma apresentação para imprensa mostrando um pouco de como será o festival de 2009.

cinemeseblogokida