Haicais Visuais

trabalhos que mesclam design, arte e poesia

Shine

Novo cartaz analisado

Volver - leia e escolha o próximo

Churches

Marcia Okida - arte e design

Design, cor e arte nunca se separam

Churches

design e tatuagens

as mandalas e seus simbolos

Civic Involvement

Revista Estar Bem

artigos sobre cores

Civic Involvement

presente especial

com muita arte e design

Civic Involvement

Na ZUPI

artigos sobre design

Civic Involvement

Sobre Coisas e Design

"artigos para o Artefatocultural"

Action

• Noite Estrelada é sobre meu trabalho e minhas paixões. Experimente cada área acima e espero que goste.

Mandalas, tatuagens e design

Revista Estar Bem artigos sobre cores

leia...

Cores para 2012

dez 29th, 2011 by márcia okida | 1

Como sempre as pessoas me escrevem, entrevistam, mandam e-mails perguntando sobre as cores para o Ano Novo. Então aqui vai o que eu indico e o que diversas “correntes” também. Cabe a você escolher o que vai preferir nesta entrada de ano em todo o decorrer de 2012.

E porque escrevo sobre tantos segmentos que indicam cores diferentes?

Para que vocês percebam que quando se trata de uso e escolha de cor, nada é tão simples assim. Um estudo, uma linha de pesquisa, pode falar o contrário de uma outra. Então, antes de tudo, você deve escolher o que quer seguir: a astrologia ocidental, oriental ou viking? Os regentes da umbanda ou dos ciganos? As cartas do tarô, a cabala ou as cartas ciganas? Temos também o Planeta regente do ano ou o planeta regente do dia da passagem de ano, sábado ou domingo? Ou então usar simplesmente a cor que te faz bem… e aí vai minha primeira sugestão:

MINHA INDICAÇÃO: Nada do que citei acima é capaz de fazer com que você se sinta bem caso não goste da determinada cor indicada. Por isso, antes de qualquer coisa, você deve saber qual cor te faz bem ou mal. Depois pense no que quer para esse novo ano, o que vale também para qualquer outro momento do ano, e aí sim é possível associar uma cor ao seu desejo ou sentimento. Minha indicação mesmo é que você use aquilo que te faz bem independente de dicas, modas e previsões. Eu, como gosto de cores e sempre me perguntam “e você Márcia vai usar o que?” Bem este ano acho que estarei de azul forte, tipo cobalto.

Antes do que os astros, estudos, regentes indicam, você poderá ver na relação abaixo algumas associações entre cores e desejos que podem ser usadas nesta sua virada de ano. Esta relação independe do que astros, religiões, entidades etc indicam. É para quem quiser usar a linguagem e influência das cores no seu estado de espírito na entrada de 2012.

USE AMARELO: se você deseja um ano de muita energia, atividade e luz. Mas cuidado, em excesso pode irritar demais e causar nervosismo, prefira os amarelos claros.

VÁ DE LARANJA: alegria é a palavra chave desta cor, então se quiser um ano cheia de felicidade e alto astral sempre, esta é a sua cor.

ENTREGUE-SE AO VERMELHO: cor das grandes paixões, da força, da atividade a vitalidade. Paixão em todas as suas formas e possibilidades é o que o vermelho pode trazer.

VISTA ROSA: já o rosa é a cor do amor e do romance se é isso que busca, aproveite!

INVISTA NO VERDE: cor da esperança e saúde. Também é indicada para trabalho, segurança e estabilidade. Além disso dá uma sensação de liberdade e frescor.

COLOQUE MARROM, CASTANHO: cor da estabilidade, não a financeira, mas a familiar. Simboliza de onde viemos, a nossa casa, nossa terra. Também é indicada para algo que estamos construindo quando desejamos que os alicerces firmes de uma boa base, existam em uma nova etapa.

INCORPORE UM AZUL: se deseja paz esta é a cor indicada. Melhor do que usar branco, o azul em todas as suas variedades traz paz, calma, tranqüilidade em qualquer aspecto de nossa vida.

TRANSPIRE VIOLETA: espiritualidade é a palavra chave do violeta. O equilíbrio entre corpo, mente, espírito está aqui. Também é a cor da sensualidade, do sonho, arte e cultura. Então se você possui algum projeto nesta área inicie seu ano de violeta (roxo ou lilás) que já estará trazendo boas energias as suas idéias.

NÃO USE BRANCO: não indico. Muitos vão estranhar, mas indico o branco apenas se for estampado com algo colorido ou quando quebramos seu excesso com outras cores. O branco é a cor mais irritante de todas — fisiologicamente falando, ou seja, é uma comprovação científica — porque possui a energia de todas as cores ao mesmo tempo. E se levarmos em consideração que as cores possuem muito mais associações do que as citadas acima, inclusive aspectos negativos, o branco causa todas as reações ao mesmo tempo no nosso cérebro e corpo. Por isso, é muito difícil alguém conseguir permanecer por muito tempo em ambientes totalmente brancos, por isso também, os hospitais deixaram de ser totalmente brancos. O branco fisicamente estressa. Psicologicamente representa paz, mas isso não impede que esta cor incomode pelo seu excesso de luz que possui.

PRETO PODE: diferente do que muitos pensam o preto não faz mal, o seu único problema real é esquentar por absorver muita calor, já que não reflete luz, absorve, ou seja, não mostra cor nenhuma. O preto possui uma dualidade muito grande já que algumas pessoas usam para parecerem elegantes, outras para parecer mais magras, sensuais e ao mesmo tempo representa morte, tristeza etc.


AGORA O QUE DIZEM OS ASTROS, MODA E DIVINDADES PARA 2012





TANGERINE TANGO: a cor do ano para o design, tendências de moda, decoração, maquiagem etc.

Todo ano a Pantone indica qual será a cor do ano. Em 2011 foi a Madressilva, e agora, no dia 8 de dezembro foi divulgada a cor para 2012: Tangerine Tango. Um laranja quase vermelho, forte, encorpado que traz na alma a alegria do laranja e a força do vermelho. Cor extremamente quente é perfeita para transmitir ousadia, audácia, alegria de viver e força. Precisa de toda essa energia? Vá de Tangerine Tango, a cor do ano da Pantone.


AMARELO • DOURADO VERMELHO - Cores do DRAGÃO DE ÁGUA – signo do horóscopo chinês que rege 2012

Pelo horóscopo Chinês 2012 será o ano do Dragão de Água, o que quer dizer que teremos um ano de bom agouro, cheio de esperança, isto porque, este dragão é benevolente traz boa fortuna e felicidade. Símbolo da alegria, amizade, inteligência tem como suas cores o dourado, amarelo e até o vermelho. Usando estas cores você terá: vitalidade, energia, luz — do amarelo e dourado — e força vital, poder — do vermelho. O dourado tem a mesma simbologia do amarelo e podemos adicionar a riqueza material, toda a simbologia do ouro, dos deuses e demais seres reais e místicos.


AZUL, BRANCO, PRATA - Cores da Lua planeta regente de 2012.

2012 será regido pela Lua, a Grande Mãe ou Grande Deusa. Planeta regente também do signo de Câncer, ou seja, teremos um ano onde os sentimentos, o inconsciente, a intuição estarão pairando no ar. Um ano de encontro com o nosso eu interior, onde as nossas verdades estarão à flor da pele. A Lua representa o feminino e, por isso, está associada a prosperidade e a generosidade. As cores que fazem parte deste simbolismo são: a paz e tranquilidade dos tons azuis claros, brancos e pratas. As transparências são bastante indicadas por terem relação direta com a Lua. Como ela é o planeta regente do ano, o uso destas cores durante o ano todo é bem-vindo.


AMARELO, AZUL, BRANCO, MARROM OU VERMELHO - Cores dos Orixás de 2012

Os orixás trazem um ano de muita reflexão, onde devemos ter mais fé, acreditar mais uns nos outros e valorizar mais o nosso lado espiritual. Em 2012 temos Oxalá, trazendo a promessa de novos tempos, seguido de Oxum e Xangó.

Oxalá: pai de todos os orixás simboliza a paz individual e universal, a pureza e a tranquilidade. Sua cor é o branco.

Oxum: rainha das cachoeiras, é a dona do ouro e deusa do amor. Sua cor é o amarelo.

Xangó: orixá da justiça, deus dos trovões e das pedras. Suas cores são marrom, vermelho e branco.

Não podemos esquecer que 2012 será regido pela Lua e, neste caso, temos Iemanjá, rainha das águas e sua cor é o azul trazendo paz, fertilidade, aflorando o nosso lado sentimental, familiar, criativo…


AZUL ou VIOLETA - Cores do Hierofante, carta regente de 2012 no tarô.

O tarô para 2102 nos traz a proteção, a sabedoria, cura, serenidade e aprendizado espiritual do Hirofante. Líder espiritual das civilizações antigas, também é chamado de Papa ou Alto Sacerdote, é uma carta de bênçãos que vem simbolizadas pelo azul — serenidade, paz, aprendizado — e violeta — cura, proteção, espiritualidade.


AZULDo número 5, de mudança – Da Cabala

“Será um ano de grandes e profundas mudanças na vida de cada um de nós. Deveremos aceitá-las, pois serão mudanças inevitáveis e necessárias. Chegou a vez do novo, ir contra elas será sofrer por nada”

Ano do número 5, da liberdade, da mudança, de colher o que foi plantado, de comemorar e festejar, mas também de muitos altos e baixos. A cor para tudo isso, do número 5 na cabala é o Azul.


VERDE – A Laguz, runa de 2012

As runas são consideradas mágicas e proféticas, fazem parte de um antigo oráculo da tradição cultural dos vikings. São 24 pedras que Odin, deus nórdico, distribuiu a três deuses sendo:

Hagal que deu as pedras a sua energia de conselheiro sábio, correto e energético;

Freya deu a energia de mãe, esposa, amante e irmã;

e para Tyr que deu a sua energia de corajoso jovem guerreiro e lutador.

A 24ª runa pertence a Odin, que é branca. Ele as distribuiu ao seu povo, como símbolos de sabedoria e conhecimento dos mistérios dos deuses e dos homens. A runa de 2012, Laguz, diz que a intuição é a fonte de vida, representa o elemento água, o subconsciente, o feminino, receptivo e passivo. Sua cor é verde.


E mais VERDE dos ciganos - Cor do espírito cigano regente Sandro e da carta cigana Árvore.

A carta da árvore fala que estaremos em um momento em que devemos entrar em contato com o universo e com a natureza. Simboliza a saúde, maturidade, ancestralidade, fertilidade e espiritualidade. É equivalente ao Orixá Oxóssi, o rei das matas. Já o Cigano Sandro tem o poder da prosperidade e traz a paixão que estará intensa no ar em 2012. Também traz junto com ele a cura dos males físicos, mentais e/ou espirituais. O cigano Sandro gosta de cores berrantes, fortes principalmente o verde intenso.


Quer acertar na cor por causa do dia da semana? Escolha: PRETO, MARRON OU DOURADO – Sábado ou Domingo?

Sim, ainda podemos escolher as cores pelo dia da semana. Fazendo a relação com o planeta regente de cada dia da semana chegamos as cores de cada dia. Sábado é de Saturno. Domingo é do Sol.

Saturno — para Sábado — tem como suas cores o preto e o marrom — podemos até colocar um índigo ou vermelho aqui, mas teria que ser um vermelho bem escuro, quase terra. É o dia do sexo feminino de uma energia que disciplina e estrutura. Saturno tem o espírito da meditação e da comunicação.

Sol — para o Domingo — é a energia do homem governada pelo astro rei. Sua cor principal é o amarelo, dourado ou laranjas bem vivos próximos do amarelo. Estas cores trazem energia, vitalidade, força e também cura e autoconhecimento. Não podemos esquecer do poder da fortuna, característico do Sol e da cor amarela.


One Response to “Cores para 2012”

  1. 1
    Lívia Says:

    e pelo 3º ano consecutivo eu vim procurar esse post e fiquei muito satisfeita ^^
    provavelmente na virada estarei de pomba gira kkkkkkkkkkk
    o preto eh ctz já o vermelho ñ sei, mas eh a cor q eu to precisando pra 2012…
    bjs porfª e ótimo 2012 pra vc =***

Leave a Reply