Haicais Visuais

trabalhos que mesclam design, arte e poesia

Shine

Novo cartaz analisado

Volver - leia e escolha o próximo

Churches

Marcia Okida - arte e design

Design, cor e arte nunca se separam

Churches

design e tatuagens

as mandalas e seus simbolos

Civic Involvement

Revista Estar Bem

artigos sobre cores

Civic Involvement

presente especial

com muita arte e design

Civic Involvement

Na ZUPI

artigos sobre design

Civic Involvement

Sobre Coisas e Design

"artigos para o Artefatocultural"

Action

• Noite Estrelada é sobre meu trabalho e minhas paixões. Experimente cada área acima e espero que goste.

Mandalas, tatuagens e design

Revista Estar Bem artigos sobre cores

leia...

• design e páscoa

Design e Páscoa, que relação poderíamos fazer?

Eu vejo e sinto muitas, até porque não consigo separar os meus sentidos das coisas que faço, produzo, sinto ou penso.
Começa com minhas lembranças de fazer ovos de Páscoa de chocolate com minha mãe (falecida em 1996). Me lembro bem do dia em que resolvemos personalizá-los fazendo alguns desenhos em suas “cascas” de chocolate ou em cima de alguns bombons.

Faziam sucesso nossos chocolates. E o sentido real da Páscoa passava a existir entre a gente bem antes do esperado Domingo, já que fazer chocolates era um ritual de culinária e de encontro. Passávamos horas naquela cozinha, as vezes madrugadas. Depois dos chocolates ainda pensávamos nas embalagens: a cor ideal para cada pessoa, o tipo de laço, de caixa ou embrulho e mais uma vez tudo era feito por nós.

O nome da minha mãe era, é, Dulce, ou seja, doce. E a Páscoa tinha esse design desde aquela época: cheiro doce de chocolate, cores quentes, fitas, caixas, papéis… e nós juntas na cozinha.
Depois que ela faleceu nunca mais fiz chocolates, mas essas lembranças sempre farão parte do design e do sentimento da Páscoa.

Outra relação design e Páscoa? Também vem de uma lembrança de minha mãe: um Ovo Ucraniano que dei de presente para ela, na verdade eram dois, um quebrou e o outro existia até pouco tempo mas a minha cachorra menor de 2 anos (tenho três cachorros) resolveu achar que era uma bolinha de brinquedo. Era pequeno, tinhas uns 3cm de altura e possui em sua casca desenhos geométricos, flores nas cores amarela, vermelha, preta, laranja e branca. Esses ovos ucranianos se chamam Pêssankas e possuem um beleza, um design extremamente elaborados e simbólicos além de uma história fascinante que você pode conhecer mais aqui.

pessankas1

Os ucranianos na festa da primavera — que é nesta época no hemisfério norte — veneravam o Deus do Sol que denominavam Dajbóh e durante os festejos, que se iniciavam no solstício da primavera, os ovos eram oferecidos pintados com seus desenhos e cores que simbolizavam exatamente o que desejavam.
Uma obra de arte e uma bela obra de design — alguns leitores são capazes de torcer o nariz para essa minha afirmação — mas de design sim já que temos em cada ovo um objetivo, um público, um cliente e uma mensagem a ser transmitida pela imagem, cor e forma. Veja algumas das simbologias das Pessankas aqui.

Mudando de referência, outra relação de design e Páscoa vem do meu lado místico, espiritual que curte wicca, tarô, rituais egípcios, gregos, celtas, os rituais, os sabbats para a Deusa da Primavera comemorando a chegada da primavera, onde o ovo é o símbolo da fertilidade, do nascimento, época da frutificação onde tudo renasce, vive.
Essa Deusa da Primavera possui entre alguns nomes Eostre, Eostrera etc e para ela eram oferecidos ovos pintados de cores diversas onde cada cor era relacionada a um pedido especial. Estes ovos deveriam ser enterrados em um ritual, normalmente no equinócio da primavera.

Vermelho ou rosa: amor e união
Laranja: poder e energia
Amarelo: novos começos
Verde: crescimento e a prosperidade
Azul: paz e serenidade
Roxo: desenvolvimento psíquico e crescimento espiritual

fabergeNada melhor como terminar essa relação Design e Páscoa falando dos belos, caros e raros Ovos Fabergé. Não conhece? Vale a pena uma bela olhada e pesquisada no assunto. Saiba mais aqui.
Estes ovos são verdadeiras obras-primas da joalharia produzidas por Peter Carl Fabergé, joalheiro russo nascido em maio de 1846 e falecido em setembro de 1920, no período de 1885 a 1917. Atualmente são peças de colecionadores e museus do mundo.

Obras de arte, de design feitas como jóias para os czares da Rússia. Combinações como esmalte, metais e pedras preciosas, com surpresas e miniaturas as vezes escondidas em seu interior e em formatos por vezes mínimos, (5cm, 7cm etc) que eram encomendados e oferecidos na Páscoa entre os membros da família imperial.
O primeiro ovo foi feito em 1885, um presente de Páscoa do czar Alexandre III para sua esposa Maria Feodorovna e é este que você vê abaixo e possui apenas 6,4cm.

primeiro

Não canso de olhar e admirar cada um destes Ovos Fabergé e observar a delicadeza, a combinação de formas, pedras preciosas, cores em espaços tão pequenos. Tentei escolher um como favorito meu mas não consigo sempre que vejo esta relação não tem como escolher uma. Veja a listagem de todos os Ovos Fabergé aqui.

Seja com design, história, sabor, feitos em ovos naturais ou se tornando jóias, os ovos se tornaram presentes na Páscoa por sua simbologia de renascimento, de fertilidade, união e porque deste os anos antes de Cristo na data da primavera onde se faziam estes rituais, coincide com a data Cristã.
Sentimentos e pensamentos que, infelizmente, muitos deixam para trás neste Domingo de Páscoa.

Quer uma sugestão?
Faça você um ovo pintado a mão, customizado e dê a alguém, mesmo que não seja na Páscoa ele estará carregado de simbologias espirituais e fará alguém feliz. Só não deixe que sua cachorra confunda com um brinquedo como a minha fez, mesmo assim ela ficou feliz.

Boa Páscoa de muito renascimento e união.

13 Responses to “• design e páscoa”

Páginas: [2] 1 » Show All

  1. 13
    Ana de Brujeria para el amor Says:

    Hola, me gusta tu sitio web, los temas que tocas se me hacen muy interesantes, seguire al pendiente de tu blog, saludos…

  2. 12
    Daniela Marino Says:

    Olá,Márcia!

    Lindo texto! Eu acompanho o site e sempre me surpreendo com a quantidade de coisas que você faz ao mesmo tempo e com tanta qualidade!
    Feliz Páscoa!

  3. 11
    Luiz Kauffman Says:

    Mto bom! Eu to exatamente fazendo isso agora! Ajudando minha mãe com os ovos, enquanto tá la na geladeira, vim dar uma olhadinha no artigo… a tarde, vou ficar embalando e decorando eles =) Mto gostoso qdo a gente se identifica com o que lê!

Páginas: [2] 1 » Show All

Leave a Reply