Haicais Visuais

trabalhos que mesclam design, arte e poesia

Shine

Novo cartaz analisado

Volver - leia e escolha o próximo

Churches

Marcia Okida - arte e design

Design, cor e arte nunca se separam

Churches

design e tatuagens

as mandalas e seus simbolos

Civic Involvement

Revista Estar Bem

artigos sobre cores

Civic Involvement

presente especial

com muita arte e design

Civic Involvement

Na ZUPI

artigos sobre design

Civic Involvement

Sobre Coisas e Design

"artigos para o Artefatocultural"

Action

• Noite Estrelada é sobre meu trabalho e minhas paixões. Experimente cada área acima e espero que goste.

Mandalas, tatuagens e design

Revista Estar Bem artigos sobre cores

leia...

• coisas e design

Fui convidada para escrever uma coluna mensal para o site Artefato Cultural e, lógico, decidi falar de design, mas de um modo simples, para que qualquer pessoa entenda o que é design e principalmente o design gráfico.

Então surgiu a idéia da coluna Sobre Coisas e Design. Aqui vocês encontrarão uma listagem de todos as textos lá publicados. E gostaria da participação de vocês me enviando sugestões de objetos que possam ser abordados. Quem sabe sua sugestão se torna o meu próximo artigo.

Mas vocês também podem participar enviando artes sobre os temas que abordo. Mesmo que seja bem depois do tema publicado não tem problema a idéia é ter diversos olhares sobre o mesmo assunto.

Para enviar uma arte sobre os temas basta seguir os seguintes padrões: as imagens devem ter o tamanho de 10 cm x 5 cm deitado (horizontal), salvas em JPG com 150 dpi. Enviem para meu e-mail: okida@uol.com.br.

Artigos já publicados na coluna Sobre Coisas e Design – para ler os artigos na integra basta clicar no link ao final.


Quantos vasos você tem em casa? Estão com flores? Naturais? Artificiais? Vazios? É somente um enfeite? Os vasos também podem contar histórias. Será que você não tem algum aí que faça parte de sua família há muito tempo? O que ele tem para contar, que memórias preserva? Texto completo aqui.


Livros: Além dos temas e tamanhos, os livros possuem um corpo e uma alma visual e sinestésica. Possuem cheiros, texturas e cores. O aroma das páginas recém-impressas de um livro novo pode aguçar a vontade de desvendá-lo rapidamente, até o fim. Texto completo aqui.


POTE-PABLOOs Potes: “É, os potes são doces. Os usamos também para guloseimas salgadas, mas a primeira associação, a primeira lembrança, é a doce. Seus formatos acabam trazendo consigo esta relação sinestésica” Texto completo aqui.


relogio-nolasco

Relógios: “A forma circular é sinestesicamente relacionada ao universo, ao feminino, ao movimento. A função de um relógio também possui essa leitura de continuidade do tempo, o começo que também é o fim; afinal, meia-noite ou meio-dia, ambos são representados pelo mesmo número e todos os outros números também possuem o lado dia e a versão noite. Texto completo.


marcus vinicius aquino

Xícaras: Xícaras foram feitas para líquidos quentes, por isso tem pires, por isso são mais delicadas. O quente, o calor, é mais delicado que o frio. O frio é cortante; o calor é estonteante. Nos cobrimos no frio, nos despimos no calor. No inverno tomamos líquidos quentes para ter mais aconchego. Aquecemos a casa para ter mais conforto. Ou seja, o quente sempre está associado a sensações delicadas, leves, gostosas. Nos abraçamos, nos beijamos e isso dá calor, esquenta. ” Texto Completo

A Cômoda: “O que será que Raquel guarda nas grandes gavetas de marchetaria feitas pelo seu avô há 150 anos? Com certeza, essas perguntas pairavam na cabeça de seu tataravô e são perguntas, ideias, imagens assim que sempre estão presentes na confecção de móveis que ainda tenham algo de manual em sua construção…” Leia texto completo.

Leave a Reply