Haicais Visuais

trabalhos que mesclam design, arte e poesia

Shine

Novo cartaz analisado

Volver - leia e escolha o próximo

Churches

Marcia Okida - arte e design

Design, cor e arte nunca se separam

Churches

design e tatuagens

as mandalas e seus simbolos

Civic Involvement

Revista Estar Bem

artigos sobre cores

Civic Involvement

presente especial

com muita arte e design

Civic Involvement

Na ZUPI

artigos sobre design

Civic Involvement

Sobre Coisas e Design

"artigos para o Artefatocultural"

Action

• Noite Estrelada é sobre meu trabalho e minhas paixões. Experimente cada área acima e espero que goste.

Mandalas, tatuagens e design

Revista Estar Bem artigos sobre cores

leia...

• Cores para 2010

Nessa época do ano sempre recebo muitos e-mails, telefonemas além de dar entrevistas para redes de televisão que exibem em sua programação matérias sobre as Cores para o Ano Novo. Por isso — e atendendo a pedidos — resolvi postar sobre as Cores para 2010, até porque nunca escrevi sobre isso!!! Como pode!? Vivo falando de cores e aqui nada!. O que usar seja como roupa, em casa ou até em pensamento. Como também sou um tanto quanto mística juntei as duas coisas, mostrando assim que falar sobre cores para o ano que se inicia não é tão simples assim. Muito menos é uma regra única, aliás, nem regra é.


Não vou me aprofundar sobre o tema associações e significados cromáticos, mas vou colocar as diversas possibilidades de uso de Cores para 2010. Para saber mais profundamente sobre as associações cromáticas sugiro a leitura deste outro artigo meu: O Mistério das Cores, publicado na Zupi.
Antes de mais nada, é preciso entender que não há uma regra única que possa valer para tudo, todos ou qualquer momento e situação. As cores agem em nosso corpo de vários modos e por isso mesmo as relações — e reações — cromáticas são as mais diversas. Todas as cores possuem um lado negativo e positivo. A leitura do artigo acima explica melhor o que quero dizer.

Bem vamos as Cores para 2010. Depois de ler escolha a sua e seja feliz em 2010!


Em 2010 vá de Azul Turquesa

Começando pelo mais prático o lado comercial, da moda, dessa definição de cor e que poucos sabem como acontece. A cor para 2010 mais usada e comentada que veremos em moda e decoração — e por isso mesmo está sendo indicada para o uso na passagem de ano — é o Azul Turquesa. Mas de onde vem essa definição? Nada mais simples, prático e comercial a escolha é feita pelo sistema de fabricação e uso de cores mais conhecido do mundo: o sistema Pantone. No final de cada ano a Pantone define qual será a cor do ano seguinte. Sua definição é seguida incontestavelmente por todos que usam a cor como linguagem para o ano seguinte, principalmente em moda, decoração, impressão etc. Tente lembrar: ano passado todos falavam que a cor de 2009 era o Amarelo, e vimos muito amarelos nas vitrines. “Culpa” do sistema Pantone que escolheu a cor denominada como Mimosa — amarelo — em sua cartela de cores como a cor de 2009. No comunicado oficial do site da Pantone que institui o Turquesa como a cor de 2010 — você pode acessar aqui — eles definem o Azul Turquesa, ou apenas Turquesa, como convidativo, luminoso que combina as qualidades de serenidade do azul com o aspecto revigorante do verde, inspira pensamentos calmos sendo reconfortante para escapar dos problemas diários do mundo, enquanto ao mesmo tempo, restaura a sensação de bem-estar.


Em 2010 vá de Rosa ou Verde
Levando em conta o planeta regente de 2010 os tons de Rosa e de Verde devem ser as cores usadas na sua passem de ano. Isso porque 2010 será regido pelo Planeta Vênus, da Deusa do Amor, das artes e da beleza. Se quiser usar uns incensos vai bem de almíscar, morango, sândalo, rosa, açafrão ou baunilha.


Em 2010 vá de Vermelhos, Laranjas ou Marrons
A força destas cores regem o ano de 2010 segundo o horóscopo chinês: ano do Tigre de Metal e que tem estas como as suas cores principais. O Tigre do Metal é ativo, agressivo e apaixonado. O Tigre é terceiro dos 12 signos chineses e representa coragem, potência e ousadia, além de paixão.


Em 2010 vá de Azul, qualquer tom, mas muito azul.
O Azul aqui é de qualquer tom, mas existe uma preferência pelos tons claros. Lá no início já falei do Azul Turquesa da Pantone, mas aqui o azul é de Iemanjá e das Runas. Que azul é a cor de Iemanjá todos sabem e por isso mesmo eles deve ser usados em grande quantidade já que o orixá regente de 2010 é Iemanjá. Runa é um horóscopo Viking formado por pedras e segundo as lendas Vikings os seus deuses moravam em Asgard
o mundo dos Aesir (clã de deuses) que é representado por outra Runa Gebo, a runa da trocao — onde existia Yggdrasil uma Árvore que sustentava os nove mundos — foi nesta árvore que o deus Odin conheceu a sua maior provação e descobriu o mistério da sabedoria: as Runas. A Runa, pedra, de 2010 é Jera que tem como cor o azul-claro e representa a fertilidade, criatividade, paz e harmonia e iluminação.

Bem nesse Ano Novo eu vou de vermelho e violeta… uma mistura de emoção, paixão, artes, sensualidade. Acompanhando o vestido usarei um perfume de aroma levemente doce. Mas vou com essa cor porque gosto, me sinto bem, isso é o principal. E essa relação sinestésica de uso de cores e seus significados é o que indico agora para vocês:

Amarelo: use amarelo se deseja sentir, transmitir ou buscar riqueza, seja material ou espiritual. Acompanhe sinestesicamente com um perfume levemente cítrico.


Laranja: para muita felicidade, energia, alegria, euforia… é a cor mais positiva de todas. Para o perfume, acompanhe sua roupa laranja com um aroma floral.


Vermelho: das paixões, força, vitalidade, amor, faz o sangue correr mais rápido nas veias e o coração bater mais forte. Use com um perfume doce. Vale lembrar que o vermelho é uma cor afrodisíaca feminina, ou seja, para ser usada pelas mulheres, porque atrai os homens.


Verde: boa saúde, segurança, tranquilidade, esperança, estabilidade, tudo isso está no verde. O aroma que acompanha é o cítrico.


Azul: cor da paz, liberdade, amizade, calma e confiança. O azul fica perfeito na companhia de um perfume levemente floral.


Violeta: cor da sensualidade, da emoção, das artes, cultura e do esoterismo. Seu perfume é o doce. É o oposto do vermelho, é uma cor afrodisíaca mas é masculina e, para esta intenção, deve ser usada pelos homens já que atrai o sexo feminino pela sensualidade.

Finalizando algumas dicas importantes:


Não use uma cor somente porque ela é indicada. Você deve gostar e se sentir bem com ela. Usar uma cor que não goste só porque alguém, alguma pesquisa indicou não será bom.
Não é necessário que se vista completamente de uma determinada cor. O excesso não é bom, cansa. Detalhes na cor desejada, ou estampa com uma cor predominante é o ideal.
Costumo dizer que tenho uma campanha: Não use branco no Ano Novo. O branco é a soma de todas as cores, luzes, e fisiologicamente não faz bem ao organismo, não acalma. A relação do branco com a paz e tranquilidade é psicológica. O branco, comprovadamente, irrita as pessoas. Para você entender e acreditar nisso basta que se imagine em um ambiente totalmente branco, inclusive você vestido de branco. É insuportável. O cérebro — para onde a luz vai e se torna cor — não suporta tanta luz. Quer paz, tranquilidade, use azul claro, verde claro. Esqueça o branco.
Uma dica para quem não abre mão do branco: use estampas coloridas, isso quebra a irritação que o branco causa o cérebro.

Um ótimo 2010 para todos e feito com todas as cores que vocês desejem pintá-lo.

11 Responses to “• Cores para 2010”

Páginas: [2] 1 » Show All

  1. 11
    Kelly Kecioris Says:

    adoreiiii o post!!!!
    eu tb sou compra passar o ano de branco…. até brinco que é pra num passar o ano em branco tb!!!
    Passei de creme com prata e dourado…
    ahuauahua mas já tinha comprado uma latinha de tinta verde pro meu quarto!!! uhuuuu
    saudades
    beijinhus

Páginas: [2] 1 » Show All

Leave a Reply