Haicais Visuais

trabalhos que mesclam design, arte e poesia

Shine

Novo cartaz analisado

Volver - leia e escolha o próximo

Churches

Marcia Okida - arte e design

Design, cor e arte nunca se separam

Churches

design e tatuagens

as mandalas e seus simbolos

Civic Involvement

Revista Estar Bem

artigos sobre cores

Civic Involvement

presente especial

com muita arte e design

Civic Involvement

Na ZUPI

artigos sobre design

Civic Involvement

Sobre Coisas e Design

"artigos para o Artefatocultural"

Action

• Noite Estrelada é sobre meu trabalho e minhas paixões. Experimente cada área acima e espero que goste.

Mandalas, tatuagens e design

Revista Estar Bem artigos sobre cores

leia...

• mandalas, tatuagem, design

Fazia muito tempo que queria fazer uma tatuagem, muito tempo mesmo, desde que tinha uns 20 anos — estou com 42 — mas era sempre aquilo, deixava para depois, não sabia o que queria exatamente… fui deixando,  deixando e, hoje,  acho mesmo que não poderia ter sido melhor a espera. Além de ter feito em comemoração a uma data simbólica — mesmo fora dela —  foi em um momento perfeito, já que fiz junto com a minha irmã e acredito que decisões assim, tomadas e feitas em conjunto, sempre aproximam mais ainda as pessoas.

Fizemos no mesmo dia, uma depois da outra. A idéia era, acho, uma ajudar na dor da outra — se existisse dor. E não teve dor. E também fui eu que desenhei as duas tatuagens, a dela e a minha. Duas mandalas, com algumas coisas parecidas e outras não, mas bem diferentes uma da outra na forma final.

A tal “comemoração a uma data simbólica” foi porque quando fiz 40 anos, um ex-aluno que tinha um estúdio de tatuagem em Santos, para minha total surpresa me deu de presente a minha tatuagem. Ele já sabia que queria uma mandala, tamanho e em qual parte do corpo tatuar. Nome dele? Fábio Tartaglioni no Estudio Art Clinic (recomendo).

Fiz 40 anos em setembro de 2007 e como a festa que dei teve como tema “A Vida Começa aos 40”, a tatuagem tinha que sair, mas ainda demorou até julho de 2009. Um ano e meio depois. É que aconteceram alguns imprevistos comigo e com ele, atrasos meus, ele mudou seu estúdio para São Paulo, mas acabou que desenhei as tatuagens para minha irmã – fiz 7 ideias de mandalas para ela — e desenhei a minha, que, na verdade, contando só agora — nem minha irmã sabe — foi desenhada 2 dias antes de irmos para o estúdio dele. A idéia já estava na cabeça há tempos mas passar para o papel foi assim, nos 45 do segundo tempo.


Bom, mas o que tem a ver Mandalas e Tatuagens com design.


Digo sempre que tudo que escrevo aqui tem relação com design gráfico e, para mim, fazer a minha tatuagem era um pouco disso: colocar no meu corpo — além da minha história, alma e paixões — elementos de expressão do que seria o “meu design gráfico espiritual”.  É assim que vejo a minha tatuagem. E é assim que vou descrever ambas aqui com as relações de formas e cores simbólicas das duas: a da minha irmã e a minha. As outras 6 que fiz para ela estão sem dono e se alguém quiser ver é só pedir!

Clique nas imagens abaixo para ver cada uma das tatuagens e suas explicações simbólicas.

Mandala da Deborah

Mandala da Márcia

One Response to “• mandalas, tatuagem, design”

  1. 1
    Lara Says:

    boa tarde!
    Adorei seus desenhos de mandala, estava vagando na internet, procurando exatamente isso, inclusive coloquei no google: tatoo de mandala. Pois é uma coisa me encanta muito, ter esse equilibrio. Enfim gostei muito mais da sua mandala do que da sua irmã, mas lendo os significados tenho mais a ver com ela, é que gosto muito de arabescos por isso a sua me chamou mais atenção.
    Gostaria muito de poder ver as outras quem sabe…. se tudo der certo conforme imagino, mando uma foto pra vc da minha tatoo pra vc colocar aqui! ok?
    um grande abraço
    Lara

Leave a Reply