Haicais Visuais

trabalhos que mesclam design, arte e poesia

Shine

Novo cartaz analisado

Volver - leia e escolha o próximo

Churches

Marcia Okida - arte e design

Design, cor e arte nunca se separam

Churches

design e tatuagens

as mandalas e seus simbolos

Civic Involvement

Revista Estar Bem

artigos sobre cores

Civic Involvement

presente especial

com muita arte e design

Civic Involvement

Na ZUPI

artigos sobre design

Civic Involvement

Sobre Coisas e Design

"artigos para o Artefatocultural"

Action

• Noite Estrelada é sobre meu trabalho e minhas paixões. Experimente cada área acima e espero que goste.

Mandalas, tatuagens e design

Revista Estar Bem artigos sobre cores

leia...

• A minha Mandala…

…ou “meu design gráfico espiritual” como disse lá em cima,  representa a minha vida, meu caminhos, meu início, fim, buscas e personalidade.

É uma mandala que surge de espirais que se ligam, interligam, se separam formando novas e deixando as antigas em plena forma e vivacidade.

Representam os caminhos da minha vida, o que sempre busquei e acreditei.
Sempre soube o que quis nesta minha caminhada por aqui e, desde muito nova, já busquei minha independência e mesmo contra a vontade de meus pais fiz, a faculdade que hoje faz com que eu esteja aqui escrevendo para vocês. Independente dos milhares de percalços que tive no caminho por trilhar uma carreira que ninguém acreditava, cheguei aqui.


Estas espirais pequenas, médias, grandes representam esse caminho. Aquelas miudinhas, são as novas descobertas, algumas já vividas como o teatro e a música na minha vida e outras que só meu futuro poderá dizer.

Na base da espiral, é o início da criação de onde surgem 2 Sakuras — flores de cerejeira — e 2 Girassóis. Embaixo as flores menores e em cima as maiores, representando o crescimento de cada uma.

Sakuras: Minhas raízes, de onde eu vim, um pouco do que sou e meu pai. Flor símbolo do Japão é a minha origem japonesa que sempre foi muito forte em mim, principalmente pelas lembranças de meu avô. O Japão está no meu temperamento e meu senso estético tem muito da origem japonesa, inclusive meu estilo de design autoral mais minimalista e inspirado em Ikko Tanaka.

Girassóis: Minhas raízes, de onde eu vim, um pouco do que sou e minha mãe. Seria bem mais fácil as pessoas que me conhecem falarem “ela  fez um girassol por causa do Van Gogh”. É um  motivo também, mas antes mesmo sem saber quem era Vincent van Gogh, já gostava de girassóis. Quem é da minha idade e morou em Santos, deve lembrar dos girassóis que tínhamos nos jardins da praia. Eram muitos. Foi destes jardins, ainda criança, que comecei a gostar deles. Cresci, veio o estudo das cores, o estudo sempre interminável pelo homem Vincent — o Van Gogh — e isso só fez esse meu gosto aumentar. O girassol representa para mim a vida, a felicidade, o amor pelas artes, pela criatividade e um lado de minha personalidade que meus amigos conhecem, o de sempre ver um lado positivo nas coisas e ser sempre a que tenta apartar as brigas e desentendimentos. Para mim tudo tem seu lado positivo, por pior que seja, existe sempre a luz, não no fim do túnel, mas ao nosso alcance e dentro de nós.

O 50% de cada uma delas formam 100% do que sou hoje e nestes 100% tem o meu destino, o meu fim, meu espírito, minha “religião” — que não tenho uma mas sou como dizia minha mãe: “sou livre pensadora, minha religião é não roubar, matar, não fazer mal a ninguém e nem fazer com os outros o que não quero que façam para mim”.


Esse meu lado espiritual, sensitivo, místico, está representado pela Flor de Lótus acima onde existe, em verde, a mesma tríade representada na da minha irmã pelo símbolo celta. Os três pontos são o equilíbrio entre nascimento, vida e morte  -  corpo, mente e espírito  -  céu, mar e terra.

Resumindo, é minha vida e minha evolução. Da base da mandala para cima ela é: de onde eu vim, quem sou e para onde vou. Ou seja meu design gráfico espiritual.

Para ver a Mandala da Deborah clique aqui.

Estúdio Art Clinic Tatoo de Fabio Tartaglione

3 Responses to “• A minha Mandala…”

  1. 3
    virginia Says:

    marcia, como faço para criar uma mandala pra mim. Assim como a sua e da sua irmã, com simbologias e sensibilidade? Preciso de uma mandala, preciso fazer uma tatu, preciso!! Parabens pelo site.

  2. 2
    Caio ( Yoshi ) Says:

    Nossa gostei muito msm de toda a simbologia e talz adorei quando eu for fazer uma tattoo vou falar com vc Okida…bjus

  3. 1
    Dennis Calçada Says:

    Muito legal a quetsão de vários rumos que a vida segue. Também prefiro ver o lado positivo em tudo que acontece…

Leave a Reply