Haicais Visuais

trabalhos que mesclam design, arte e poesia

Shine

Novo cartaz analisado

Volver - leia e escolha o próximo

Churches

Marcia Okida - arte e design

Design, cor e arte nunca se separam

Churches

design e tatuagens

as mandalas e seus simbolos

Civic Involvement

Revista Estar Bem

artigos sobre cores

Civic Involvement

presente especial

com muita arte e design

Civic Involvement

Na ZUPI

artigos sobre design

Civic Involvement

Sobre Coisas e Design

"artigos para o Artefatocultural"

Action

• Noite Estrelada é sobre meu trabalho e minhas paixões. Experimente cada área acima e espero que goste.

Mandalas, tatuagens e design

Revista Estar Bem artigos sobre cores

leia...

• Cores para 2011

Como sempre as pessoas me escrevem, entrevistam, mandam mails perguntando sobre as cores para o Ano Novo. Então aqui vai o que eu indico e o que diversas “correntes” também. Cabe a você escolher o que vai preferir seguir nesta entrada de ano em todo o decorrer de 2011.


Minha indicação.
Não existe corrente, religião, relações psicológicas ou indicações de moda ou tendência que faça com que você se sinta bem caso não goste da determinada cor indicada. Por isso, antes de qualquer coisa, você deve saber qual cor te faz bem ou mal. Depois pense no que quer para esse novo ano, o que vale também para qualquer outro momento do ano, e aí sim é possível associar uma cor a seu desejo ou sentimento. Minha indicação mesmo é que você use aquilo que te faz bem independente de dicas, modas e previsões.Eu, como gosto de cores e sempre me perguntam “e você Márcia vai usar o que?”, gosto de usar uma mistura delas para ter um pouco de cada energia, ou então, vou de vermelho.

Você poderá ver na relação abaixo algumas associações entre cores e desejos que podem ser usadas nesta sua virada de ano.


Amarelo: para usar se você deseja um ano de muita energia, atividade e luz. Mas cuidado, em excesso pode irritar demais e causar nervosismo, prefira os amarelos claros.


Laranja: alegria é a palavra chave desta cor, então se quiser um ano cheia de felicidade e alto astral sempre esta é a sua cor.


Vermelho: cor das grandes paixões, da força, da atividade a vitalidade. Paixão em todas as suas formas e possibilidades é o que o vermelho pode trazer.


Rosa: já o rosa é a cor do amor e do romance.


Verde: cor da esperança e saúde. Também é indicada para trabalho, segurança e estabilidade. Além disso dá uma sensação de liberdade e frescor.


Marrom, castanho: cor da estabilidade, não a financeira, mas a familiar. Simboliza de onde viemos, a nossa casa, nossa terra. Também é indicada para algo que estamos construindo quando desejamos que os alicerces firmes de uma boa base, existam em uma nova etapa.


Azul: se deseja paz esta é a cor indicada. Melhor do que usar branco, o azul em todas as suas variedades traz paz, calma, tranqüilidade em qualquer aspecto de nossa vida.


Violeta: espiritualidade é a palavra chave do violeta. O equilíbrio entre corpo, mente, espírito está aqui. Também é a cor do sonho, arte e cultura. Então se você possui algum projeto nesta área inicie seu ano de violeta (roxo ou lilás) que já estará trazendo boas energias as suas idéias.


Branco: não indico. Muitos vão estranhar, mas indico o branco apenas se for estampado com algo colorido ou quando quebramos seu excesso com outras cores. O branco é a cor mais irritante de todas — fisiologicamente falando, ou seja, é uma comprovação científica — porque possui a energia de todas as cores ao mesmo tempo. E se levarmos em consideração que as cores possuem muito mais associações do que as citadas acima, inclusive aspectos negativos, o branco causa todas as reações ao mesmo tempo no nosso cérebro e corpo. Por isso, é muito difícil alguém conseguir permanecer por muito tempo em ambientes totalmente brancos, por isso também, os hospitais deixaram de ser totalmente brancos. O branco fisicamente estressa. Psicologicamente representa paz, mas isso não impede que esta cor incomode pelo seu excesso de luz que possui.


Preto: diferente do que muitos pensam o preto não faz mal, o seu único problema real é esquentar por absorver muita luz, não refletindo luz, ou seja, não mostrando cor nenhuma. O preto possui uma dualidade muito grande já que algumas pessoas usam para parecerem elegantes, outras para parecer mais magras, sensuais e ao mesmo tempo representa morte, tristeza etc.


AGORA O QUE DIZEM OS ASTROS, MODA E  DIVINDADES PARA 2011


MADRESSILVA: a cor do ano para o design, tendências de moda, decoração, maquiagem etc


Todo ano a Pantone indica qual será a cor do ano. Em 2010 vimos o imenso uso da cor turquesa indicada pela Pantone no final de 2009, agora a aposta para 2011 é a Madressilva.
Madressilva é um rosa mais forte, avermelhado mas não chega a ser um Pink. É uma cor considerada calma, moderna e elegante. Tem o frescor dos romances que a cor rosa clara possui e um pouco da paixão do vermelho. É delicada e ao mesmo tempo marcante. Pode ser facilmente usada por mulheres e homens, crianças e adultos. Se quiser entrar 2011 já por dentro da moda use Madressilva, que te ajudará no clima de tranquilidade, amor, romance e sensualidade. Tudo isso, com toda personalidade e elegância que a cor possui.


VIOLETA: uma das cores do Coelho – signo do horóscopo chinês que rege 2011


O Violeta é uma das cores que simboliza o signo do Coelho, assim como a pedra ametista que possui esta cor. Com esta cor representando o novo ano chinês o violeta simboliza: espiritualidade, calma, equilíbrio espiritual, reflexão e bondade. É também a cor da sensualidade, das artes e da cultura.


Muitos indicam AZUL para 2011


A Cor azul é quase sempre um coringa para qualquer tipo de uso material e parece que astralmente também já que sempre aparece em alguma indicação. O azul é a outra cor do Coelho — signo chinês de 2011 — é também a cor da Cigana regente Yasmin e uma das cores do Arcanjo Miguel, anjo do ano que chega. Juntando os três só temos boas associações com o azul: espirutualidade, calma, amizade, união, verdade, cura e afasta angústia e opressão.


Castanho e laranja – cores de Mercúrio planeta regente de 2011


O Deus grego Mércúrio — o mensageiro — é planeta regente de 2011 e dos signos Gêmeos e Virgem. Está ligado à comunicação e aos negócios em geral por isso 2011 é um ano para assumir responsabilidades e fazer escolhas em nossas vidas. Com Mercúrio regendo 2011 devemos prestar muita atenção no que dizemos e no que pensamos já que Mercúrio rege as nossas palavras e atos neste. A cor laranja esta diretamente ligada a comunicação, enquanto que o castanho mais aos negócios e estabilidade.


Amarelo para Oxúm a orixá de 2011

A orixá de 2011 traz junto com seus dourados e amarelos sua intuição e doçura durante o ano todo. Os poderes de Oxum podem trazer melhorias no plano financeiro e também possibilitará a libertação de energias e sentimentos reprimidos. Oxum recicla nossas energias para que possamos seguir leves durante o ano possibilitando muitas mudanças positivas. Oxum domina o Amor, Riqueza, Fecundidade e Maternidade. Seu elemento é a água doce dos rios, cachoeiras, nascentes e lagoas. Seu símbolo é um leque com espelho. O amarelo e dourado é a outra cor do Arcanjo Miguel — citado acima na cor azul — que traz mais luz, força e energia criando novas opções em nossas vidas e curando nosso corpo e mente.


2011 – O Ano do Imperador


A carta de número 4 do Tarô traz um O Imperador que usa coroa vermelha e amarela com um colar dourado de pedra verde. A junção destas 3 cores traz ao novo ano as associações da própria carta aliada ao significados das cores, com isso teremos um ano que representa praticidade, objetividade, organização e realidade. Um ano onde a energia estará direcionada a atingir tudo o que for concreto valorizando as bases dos nossos projetos. Um ano ligado diretamente ao poder, estabilidade e proteção.


VERDE do número 4 – a cabala


4 é o número para 2011 e é também o número do arcano do Imperador no Tarô. O nº 4 diz: Trabalhe com afinco e, por isso, o emprego e novas idéias empreendedoras serão beneficiadas neste novo ano, desde que feitas com seriedade, estabilidade e observação, características também de sua cor, o Verde, cor da esperança que estimula e equilibra as emoções e é um ativador do crescimento.

Leave a Reply