Haicais Visuais

trabalhos que mesclam design, arte e poesia

Shine

Novo cartaz analisado

Volver - leia e escolha o próximo

Churches

Marcia Okida - arte e design

Design, cor e arte nunca se separam

Churches

design e tatuagens

as mandalas e seus simbolos

Civic Involvement

Revista Estar Bem

artigos sobre cores

Civic Involvement

presente especial

com muita arte e design

Civic Involvement

Na ZUPI

artigos sobre design

Civic Involvement

Sobre Coisas e Design

"artigos para o Artefatocultural"

Action

• Noite Estrelada é sobre meu trabalho e minhas paixões. Experimente cada área acima e espero que goste.

Mandalas, tatuagens e design

Revista Estar Bem artigos sobre cores

leia...

contos

ir para versão em áudio

Descobri o texto há pouco tempo, ao mesmo tempo em que descobri o jornalismo.  Dou aulas neste curso desde 1996.  No início, eram aulas de diagramação, mas, 2 anos depois, passei a fazer parte do projeto do jornal do 4º ano de jornalismo e, com isso, tive um contato maior com o texto, já que passei a conviver com grandes jornalistas e agora meus amigos, como Francisco La Scala, Fernando De Maria, Adelto Gonçalves, Eduardo Cavalcanti (que não faz parte deste projeto do 4º ano mas o incluo neste grupo de professores/amigos/jornalistas) e Marcio Calafiori.

Há pouco tempo um deles me disse brincando: “a márcia virou uma jornalista perfeita porque adora uma polêmica”. Me diverti com isso. Esse mesmo amigo-professor-jornalista, é o grande responsável pelo meu gosto em escrever contos, crônicas e até textos para teatro. Textos fora do meu costume normal que são textos, artigos sobre design.

Gostaria muito de ter sido sua aluna em jornalismo. Mas fui fazer design gráfico e só por isso o encontrei como colega de sala de aula.

Hoje além de um grande e querido amigo ele é “meu revisor oficial”, além de um sempre forte incentivador.

Se esse incentivo, que ele sempre me da, é bom ou ruim? Vocês vão saber por aqui onde colocarei alguns contos, crônicas e poemas.

E sobre essa a minha relação com o texto, um vez pedi a ele que escrevesse uma minibiografia minha para que eu mandasse à uma editora. Ela segue abaixo como uma forma de homenageá-lo e de agradecer tudo que trocamos neste anos de convivência, trabalho e amizade. Espero que gostem do que encontrarão aqui e, como sempre, aguardo participação, sugestão e dicas.

Márcia Okida é designer. Mas para defini-la isso é pouco. Aliás, esquálido! O seu compromisso, inclusive profissional, é com a arte. Mas não apenas a contemplação do belo. Para ela, arte é fé e espaço. Basta presenciá-la em ação: cria móveis e objetos, compõe o texto nas páginas do jornal ou da revista de modo que a leitura torna-se um corpo celeste, de tão leve. Ela produz livros e cartazes, desenha cenários e escreve peças de teatro; canta, dança, representa e declama. E adora falar de Van Gogh, o seu querido Vincent. O contato com o jornalismo lhe proporcionou um novo espaço de arte a ser ocupado. Agora, Márcia escreve haicais e dedica-se também aos contos mínimos. Suas histórias têm o dom da surpresa. Aqui, o leitor terá alguns exemplos, entre elas: Os Corvos e A Perseguição. Neste, reparem como o personagem é seduzido pela… arte!

jornalista Marcio Calafiori


6 Responses to “contos”

  1. 6
    magno holanda Says:

    feliz pascoa

  2. 5
    magno holanda Says:

    olá tudo bom márciaokida, gostei do seu site
    achei bem interessante e como todo dia atualizo meu site com dicas de design e decoração hoje achei seu site e postei no twitter. abração conheça também meu site
    abraços.

  3. 4
    Daniela Marino Says:

    Márcia,

    Nunca tinha lido seus contos,só alguns de seus Haicais.Não tenho o que dizer,a não ser que além da admiração que já tinha antes,fica a grande dúvida:”Onde você arranja tempo para produzir tanta coisa e com tamanha beleza?”
    Parabéns pelo blog!
    Dani Marino

  4. 3
    patricia Says:

    Bom tarde, Marcia
    estou fazendo um TCC em artes visuais e temos uma parte que consiste em um trabalho prático. Minha área é design gráfico e vou desenvolver um calendário de mesa para o público infantil – crianças em fase de alfabetização. Será que pode me dar uma dica sobre o uso das cores dentro desse universo? Obrigada e parabéns pelo seu trabalho incrível!
    Abraços,
    Patrícia Melin – Belo Horizonte

  5. 2
    Márcio Calafiori Says:

    Querida Márcia

    Muito obrigado pela referência e pela homenagem. Mas o fato é que se vc não tivesse talento de nada adiantariam as minhas dicas. O mérito é todo seu! rsrsrsrsr

    Beijo, do Márcio.

  6. 1
    Deborah Okida Says:

    Márcia,
    Parabéns por mais esta iniciativa.
    Como sempre, vc está inovando e se preocupando que o acesso à arte seja o mais universal possível.
    Seria legal também as opções de tamanho de letras.
    Beijos!!
    Deborah

Leave a Reply