Haicais Visuais

trabalhos que mesclam design, arte e poesia

Shine

Novo cartaz analisado

Volver - leia e escolha o próximo

Churches

Marcia Okida - arte e design

Design, cor e arte nunca se separam

Churches

design e tatuagens

as mandalas e seus simbolos

Civic Involvement

Revista Estar Bem

artigos sobre cores

Civic Involvement

presente especial

com muita arte e design

Civic Involvement

Na ZUPI

artigos sobre design

Civic Involvement

Sobre Coisas e Design

"artigos para o Artefatocultural"

Action

• Noite Estrelada é sobre meu trabalho e minhas paixões. Experimente cada área acima e espero que goste.

Mandalas, tatuagens e design

Revista Estar Bem artigos sobre cores

leia...

• Deus e o Diabo na Terra do Sol

• Vote na enquete para escolher o próximo cartaz: participe aqui

ddts1Deus e o Diabo na Terra do Sol de Glauber Rocha tem este cartaz de Rogério Duarte que entrou para a história do cartazismo e do design gráfico nacional, tanto pela importância do filme como pela criação gráfica. Apenas mais uma entra as tantas belas criações de Rogério Duarte.


Fazia tempo que este cartaz entrava nas enquetes mas não ganhava, até que na última enquete feita foi o mais votado e eu fiquei feliz da vida por isso! Poderia falar muito do filme aqui mas este espaço é sobre o cartaz, em outro momento falo do filme.



ddts2Além de forte e impactante é um cartaz simples, objetivo e direto, como devem ser os bons cartazes. Sua leitura é fácil, com o texto blocado mais pendente para o lado direito  em uma fonte reta, fazendo assim, com que sua leitura e entendimento seja fácil e rapidamente assimilado em todo seu conjunto de leitura, já que aparece apenas na parte de cima do cartaz. Terminada a leitura, a imagem sustenta a mensagem.


Sua leitura visual se inicia com as cores, já que são elas a informação primeira desta cartaz. Vermelho de morte, vida, paixão, luta, sangue e sexo. Amarelo do sertão, do cangaço, sol, religiosidade, ação, nervosismo e seca. Vermelho e amarelo: fogo. Preto e branco: morte. Estaria ele, Corisco (Othon Bastos), banhado de sangue neste cartaz ou atrás do sangue de alguém? Quem sabe as duas coisas.

Ele esta ao centro deste cartaz e dentro de um círculo. Isso seria por estar na mira de alguém ou por estar mirando alguém com seu rifle? Mais uma vez, quem sabe as duas coisas e qualquer uma destas possibilidades é perfeita para este conjunto cromático.

Poderíamos dizer que a dualidade é uma presença forte neste cartaz.


ddts5


A relação da imagem dos raios em volta de seu rosto tem ligação direta com raios de sol, que também são lâminas afiadas com uma sensação de movimento de rotação no sentido anti-horário muito clara, devido aos raios que existem entre os amarelos em um meio tom do vermelho. Vale lembrar que ele esta segurando uma espada reforçando a idéia de lâmina, corte. Pode ria isto simbolizar o fato da cabeça dele, Corisco, estar a prêmio? Simboliza também proteção do sol  e das crenças reliogiosas tão presentes no cangaço.

” eu josé com a espada de Abraão seria coberto, eu josé com o leite da Virgem Maria serei borrifado, eu josé com o sangue de Cristo serei batizado, eu josé na arca de Noé serei guardado, eu josé com a chave de São Pedro serei fechado,  onde não me possam ver e ferir, nem matar, nem o sangue do meu corpo tirar”

Podemos ver a possibilidade de leitura de duas cabeças, dois pensamentos que apesar de andarem no mesmo sentido, por terem cores diferentes (amarelo e meio tom de vermelho), pensam diferente: “cangaceiro de duas cabeças, uma por fora outra por dentro, uma matando e a outra pensando, agora eu quero ver se esse homem de duas cabeças não pode concertar este sertão”
Enfim a morte é presença marcante nestas duas cabeças de raios afiados mirando para algo, ou alguém.

ddts4

A religiosidade do homem do sertão é uma forte presença nos filmes de Glauber, e não é diferente em Deus e o Diabo na Terra do Sol . Religiosidade presente no amarelo e na forma da cruz que não temos como não perceber que se forma com sua lança e o chapéu. “mas São Jorge me emprestou a lança dele para matar o gigante da maldade”


ddts11

Para terminar essa imagem retrata claramente o desfecho do filme, detecta o momento em que ele, Corisco, começa a se colocar diante de sua morte, por isso a mira, o preto e branco como se fosse o fim — sem cores, sem vida. Também é nitidamente a visão que o assassino de Corisco tem, já que, por vezes, é mostrado ele fazendo essa mira.

Cenas fortes maravilhosamente representadas neste cartaz. Confira no video abaixo, algumas cenas  que editei do filme,  e  que mostram estas relações com o cartaz. Repare que a ligação é clara e como a composição deste cartaz escolhe muito bem todos os símbolos existentes nas cena para colocá-los no cartaz.

Uma bela obra de Glauber, uma bela obra de Rogério Duarte que humildemente, eu tentei desconstruir para o lançamento deste meu novo blog.

Espero que tenham gostado, aguardo opiniões e participem da próxima enquete para a próxima análise de cartaz, os indicados são: Peixe Grande, Perfume, O Curioso Caso de Benjamim Button, Vertigo e Volver. Veja as imagens junto com a enquete aqui.

15 Responses to “• Deus e o Diabo na Terra do Sol”

Páginas: [2] 1 » Show All

  1. 15
    Sandra Says:

    Olá Marcia!

    gostaria de saber se a pessoa que criou o cartaz pensou realmente dessa maneira que você analisou. Você dá uma vida, e consegue imaginar muito além dos nossos olhares. é como se contasse uma história por dentro da história. Ou se apenas pelo cartaz já mostrasse
    o enredo do filme.

    Parabéns realmente muito interessante sua análise.

  2. 14
    márcia okida Says:

    oi valessio, legal te “ver” por aqui e obrigada pelas palavras sobre o blog :)

  3. 13
    Valessio Brito Says:

    Show de bola!
    Algum dia vou conseguir fazer uma análise igual a você, rs.. Sou péssimo para escrever; minha idéias se confundem com as palavras; sei lá;

    Seu blog esta lindo, gostei muito da composição das cores e disposição dos elementos. E é claro, esta acessivel sem aqueles bizarros menus em Flashs.

    Parabéns!

  4. 12
    Dennic Calçada Says:

    Parabéns Márcia !!!

    Muito boa a análise do Cartaz do filme Deus e Diabo…

    Depois da leitura da explicação fica óbvio, na cara, o que “diz” o cartaz…

  5. 11
    Mateus Says:

    Nossa Márcia,

    vim aqui humildemente ficar por dentro da sua análise e fiquei admirado com a nova cara do seu blog.

    Parabéns

    Mateus(2ºano PDMM)

Páginas: [2] 1 » Show All

Leave a Reply